05/04/2013


Massa de biscuit: receita caseira fácil e rápida – Passo a Passo

Você fazer sua própria massa de biscuit pode deixar o seu futuro artesanato mais barato, deixando um lucro ampliado caso você queira vender ou com um preço mais competitivo na hora de entregas em grande quantidade. Porém, muitas vezes isso requer tempo e também dedicação dobrada.

Para facilitar a vida de muitas artesãs, este passo a passo irá ensinar uma técnica mais rápida e muito fácil de como fazer massa para biscuit. O mais bacana é que não é preciso ter conhecimento avançado em porcelana fria, podendo ser feita por qualquer iniciante.

Massa de biscuit: receita caseira fácil e rápida – Passo a Passo

Ingredientes e materiais

Antes de começar a receita caseira, precisamos ter em mãos a lista de materiais e ingredientes para massa de biscuit. Veja as principais dicas no link anterior!
  • Duas xícaras de chá com cola branca própria para biscuit;
  • Duas xícaras de chá com Maisena (amido de milho);
  • Uma colher de sopa com creme hidratante sem silicone;
  • Uma colher de sopa com caldo de limão ou vinagre;
  • Duas colheres de sopa com vaselina líquida;
  • Embalagem de plástico PVC;
  • Pote de vidro ou panela;
  • Microondas ou fogão;
  • Colher de pau.

Receita em passo a passo

Primeiro precisamos definir onde iremos preparar a massa. Caso seja no fogão devemos usar uma panela, já no microondas é necessário um pote de vidro próprio. Em ambos os casos, é altamente recomendado serem recipientes exclusivos para o uso de produtos químicos e não serem utilizados depois para o preparo de alimentos (saúde em primeiro lugar!).

Fogão

Massa de biscuit feita no fogão - receita
Despeje os ingredientes da receita na panela e misture tudo antes de ligar o fogo. Acenda o fogão e mexa com uma colher de pau até que a massa de biscuit comece a se desprender do fundo.

É importante prestar atenção para a massinha não ficar seca demais, senão fica quebradiça depois de pronta. A massa para biscuit pronta lembra a consistência de um nhoque.

Microondas

massa de biscuit no microondas
Já no microondas os passos são um pouco diferentes, mas o começo é igual. Coloque os ingredientes no pote de vidro e mexa bem, misturando harmoniosamente tudo. Deixe no aparelho e misture novamente a cada 1 minutos.

Não há tempo padrão para a massa de biscuit pronta ficar, mas uma dica é olhar a cada 30 segundo até que esteja de forma similar a citada acima.

Sovar e embalar

Calma, ainda não terminamos o preparo e falta a parte final. Passe um pouco do creme e passe nas mãos e também no local onde você irá sovar a massa, podendo ser na pia da cozinha (é preciso limpar tudo direito depois).

Pegue a massa ainda quente – cuidado para não se queimar – e sove igual se faz com pão. Vá sovando até que a massa fique elástica e ao mesmo tempo macia.

Agora, deixe esfriar um pouco e embale no filme de PVC. Depois disso, a massa precisar descansar por aproximadamente 24 horas para estar própria para o uso em artesanatos.

Caso você queira fazer massas coloridas, pode tingir com as mais variadas tintas (faremos um post a respeito logo). Lembre-se de trocar a embalagem após isso, caso não faça sua nova obra de arte no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário